O projeto
O desenvolvimento do Repositório Digital Finestra: Espaço de História e Memória da Educação da Região Colonial Italiana, iniciou no projeto do edital 15/20 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Farroupilha. O objetivo deste repositório é promover a conservação de forma virtual e a socialização das fontes documentais sobre a história da educação dos imigrantes e de seus descendentes.
A construção e a operacionalização do repertório foi possível graças aos bolsistas de ensino Karine Leite de Miranda (2020) e Marcelo Fabiano da Silveira (2021), coordenados pela profª Me. Delma Tânia Bertholdo em colaboração com a profª Drª Gisele Belusso.
O contexto histórico da educação
Apesar da previsão de escolas, inicialmente o processo educativo ocorreu no núcleo familiar e progressivamente foram sendo instaladas aulas, organizadas de maneira muito simples. O desejo por escolas motivou solicitações de instituições públicas e mobilizou iniciativas de escolarização vinculadas às comunidades, às sociedades de mútuo-socorro e às iniciativas particulares, um contexto com muitas especificidades. Dentre elas, elenca-se as escolas subsidiadas pelo governo italiano, através dos agentes consulares. Sabe-se, através de fontes registradas, que o governo italiano enviou material didático aos imigrantes para que estes pudessem proporcionar educação aos seus filhos. Movimento interrompido pelo processo de nacionalização de ensino que no Rio Grande do Sul que foi intenso no governo estadual de Cordeiro de Farias (1938-1943). Período que se caracteriza pela crescente preocupação com um sistema nacional de ensino que propõe diretrizes gerais para todo território nacional.
Em síntese, pode-se dizer que a consolidação da escola nesta região caracteriza-se em dois períodos: o primeiro de 1875 até 1890, em que as escolas públicas ou privadas funcionaram como escolas isoladas, eram raras e tiveram diminuta duração, e o segundo a partir da criação dos municípios de Caxias do Sul, Bento Gonçalves (1900) e Garibaldi (1900) até 1930, momento em que os alunos das escolas italianas particulares passam progressivamente a frequentar a rede pública municipal e estadual e que novos professores foram formados e passaram a ensinar em português. Desse modo, o repositório digital apresentado neste trabalho destina-se a preservar a memória das práticas de escolarização sejam elas iniciativas de particulares, do governo italiano ou brasileiro, em especial, do final do século XIX até a metade do século XX.
A metodologia
A elaboração do repositório digital foi realizada de acordo com o proposto pelo Tatu, sendo este o repositório digital disponibilizado pela Universidade Federal do Pampa de Bagé. A elaboração deste site foi realizada através da plataforma WordPress. Esta ferramenta é amplamente popularizada no desenvolvimento de sites e blogs, contendo diversos plugins e funcionalidades que auxiliam em uma melhor a experiência do usuário, como por exemplo, o plugin que transmite ao usuário sensação de se estar folheando as páginas de um livro.